Saneamento

Liderado por Saulo Pedroso, a gestão encarou de frente o desafio do Saneamento Básico em Atibaia.

A ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Central vai modernizar o sistema utilizado hoje na cidade, praticamente dobrando a capacidade de tratamento de água no município. Outra ação foi a entrega da rede água no bairro do Portão, ainda em 2013. Com isso, muitas famílias passaram a contar com água tratada diretamente em suas casas.

O governo também olhou para a captação de tratamento de esgoto na cidade. Obras garantiram a ampliação e modernização do sistema da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Estoril. Na região do Caetetuba, Saulo realizou a construção de uma nova ETE que inclui a coleta e tratamento dos esgotos domiciliares de mais de 25 bairros da cidade. Um investimento total de mais de R$130 milhões em saneamento, o maior investimento de toda região.

Agora, Atibaia conta também com 100% de coleta seletiva de lixo na área urbana. O programa é uma iniciativa da prefeitura que atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos e, quando implantado, apenas 18% dos municípios brasileiros possuíam coleta seletiva e somente 3% cobriam a totalidade da área urbana.

Em um país onde quase metade da população não tem acesso aos serviços de saneamento básico, o investimento na área se torna fundamental. Com estas e outras obras, colocamos Atibaia em um patamar diferenciado também em relação ao saneamento básico.

Saulo Pedroso