A história de cada cidade transborda através de suas características culturais, é por esse motivo que a importância dos investimentos culturais para a sociedade brasileira é imensurável. Além de ser um caminho para a preservação da história de cada município, o incentivo e a participação dos jovens em oficinas culturais contribui para o desenvolvimento de suas habilidades e talentos. Além de que, a prática do desenvolvimento das oficinas culturais está diretamente atrelada com a preservação da identidade e das características locais, o que gera impacto direto no incentivo ao desenvolvimento da região.
E foi durante o mandato de Saulo Pedroso que presenciamos o maior investimento em Oficinas Culturais na história do município de Atibaia. Na área da cultura, Saulo Pedroso entregou para a cidade espaços especiais como o Cine Itá, Centro Cultural André Carneiro e a Estação SESI de Cultura (uma parceria com o Sesi-SP), que conta com sala audiovisual, sala de robótica, biblioteca, feira de livros e concursos de poesia. Saulo Pedroso também fez grandes investimentos em eventos festivos da cidade, como a fomentação do maior carnaval de bonecões do interior, garantindo diversão para todas as famílias.
Esse forte investimento no setor cultural no município de Atibaia garantiu maior desenvolvimento e reconhecimento para os artistas locais, e com a implementação das aulas gratuitas de dança, música, teatro, circos e artes plásticas foi possível aproximar toda a população ainda mais das atividades culturais, gerando mais lazer e desenvolvimento histórico.